(+351) 93 316 422 1 ou (+351) 234 723 326

História

Decorria o ano de 1993, quando um grupo de 3 amigos decidiu juntar-se para colaborar numa festa de angariação de fundos, festa essa realizada por uma associação cultural do Concelho de Anadia. A partir dessa altura, este pequeno grupo decidiu juntar-se mais vezes com intuito de participar com outras instituições dos concelhos da Região da Bairrada.

O gosto pela canção de Coimbra atraiu novos elementos, dado que a existência de grupos deste cariz nos Concelhos da região era praticamente nula.

Foi no final do ano que surgiu a ideia de se atribuir um nome ao grupo, passando a denominar-se: Tertúlia Bairradina – Grupo de Fados de Coimbra.

Dado o êxito alcançado nas inúmeras actuações efectuadas ao longo do ano, surgiu o 1º convite para uma deslocação ao estrangeiro, sendo esta a responsável pelo 1º registo discográfico do grupo, tendo sido efectuado no ano de 1994 e generosamente patrocinado por uma empresa de Coimbra de nome “Transmeca”.O referido convite partiu de uma instituição Francesa, mais precisamente “Rotary Club de Angouléme”.

Foi em 1994 que a Tertúlia deixou de efectuar somente actuações no círculo restrito dos concelhos da Bairrada, para participar em eventos culturais por todo o país, organizados por instituições de solidariedade social.

Em 1995, com o apoio da Metrópole de Seguros, surge a 2ª gravação da Tertúlia Bairradina, precedida de uma deslocação aos Estados Unidos da América, a convite da Fundação “ Bernardino Coutinho”, para participar nas comemorações do 10 de Junho em Newark, tendo participado em diversos eventos culturais organizados pelas Comunidades Portuguesas nos estados da Pensilvânia, New Jersey e Nova Iorque.

Dado o acolhimento caloroso pelos nossos emigrantes e a divulgação dada ao grupo pelos meios de comunicação social, surgiram novos convites das Comunidades Portuguesas, a saber:

  • Participação nas comemorações do 10 de Junho de 1997 em Toronto, Canadá, tendo efectuado diversas actuações em todo o estado de Ontário;
  • Participação num Festival Cultural Europeu no Luxemburgo a 18 de Junho de 1997, tendo sido o grupo o responsável pela representação portuguesa;
  • 13 de Março de 1998, segunda deslocação aos EUA, West Palm Beach e  Flórida, como convidados de honra para a participação no aniversário da Casa das Beiras;
  • 14 de Janeiro, Tours, no aniversário da Associação da Juventude Portuguesa em França, com a honrosa presença do Cônsul de Portugal e das Autoridades Francesas da região;
  • 17 de Abril de 1999, deslocação a Vigo, Espanha,  a convite da Associação dos Dadores de Sangue de Vigo;
  • 28 de Abril de 1999, digressão à Suíça e ao Principado de Liechtenstein, a convite de várias associações Portuguesas;

Outubro de 2001 – Nova digressão aos EUA, com actuações em 3 estados: New Jersey, Nova Iorque e Connecticut.

Outubro de 2003 – Tournée pelo estado norte-americano de Nova Inglaterra durante 11 dias.

Setembro de 2004 – Digressão pelos estados norte-americanos de New Jersey e Connecticut.

Maio de 2004 – Digressão à França a convite do Consulado de Nantes para as comemorações do 10 de Junho. Seguiram-se outras actuações na Bretanha (Lamballe).

Janeiro de 2009 – Deslocação ao Luxemburgo a convite da Associação Cultural da Bairrada para as comemorações do seu 12º Aniversário.